“Bota Fora” em Sarandi recolhe 20 mil quilos de lixo.

02/03/2018

A Prefeitura de Sarandi, por meio da Secretaria de Saúde, Secretaria de Saneamento e Meio ambiente e Urbanismo, realizou um mutirão de limpeza com o objetivo de combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

A ação contou com a participação de mais de 80 pessoas do Departamento de Endemias, Vigilância Sanitária e funcionários voluntários.

A ação veio em resposta ao último LIRAa (Levantamento Rápido de Índice do Aedes Aegypti) realizado pelo município, onde o bairro Jardim Verão foi apontado como um dos que apresentou maior risco de infestação. De acordo com a Secretária de Saúde, Sandra Jacovós, o resultado alertou a necessidade deste mutirão.

"A participação da população superou nossas expectativas e isso é muito positivo, pois é através da limpeza que conseguimos combater o mosquito", afirmou.

Os agentes percorreram os bairros Jardim Verão, Jardim das Flores e Novo Centro recolhendo materiais inservíveis como garrafas, latas, potes, copos, sacolas plásticas e demais objetos que acumulam água parada.

Oito caminhões foram utilizados no percurso para realizar o transporte dos móveis velhos, eletrodomésticos entre outros utensílios que a população descartou. No total foram recolhidos 20 mil quilos de lixo, onde de acordo com o Coordenador de Endemias, Joel Souza, foi necessário estender a ação por mais dois dias, graças a participação ativa dos moradores.

Conforme Sandra Jacovós, o mutirão de limpeza é uma forma de incentivar os moradores a manter os quintais sempre limpos. "Somente com a mobilização de todos vamos vencer essa luta contra a dengue", lembrou a Secretária.