Vereadora de Sarandi cria lei que obriga os parquinhos de lazer conter brinquedos adaptados para crianças com deficiência física.

22/08/2017

Foi aprovado em primeira votação o Projeto de lei da Vereadora Eliana Trautwein Santiago, o qual obriga os parquinhos do município a conterem também brinquedos adaptados para crianças com deficiência física. Este Projeto de sua autoria foi desenvolvido para intensificar a inclusão social e fazer valer os princípios de isonomia, também conhecido como princípio da igualdade, que representa o símbolo da democracia, pois indica um tratamento justo para os cidadãos.

A Lei terá mais duas votações para enfim ser sancionada no Município, impondo que as áreas públicas entrem em conformidade mediante orçamento e as áreas privadas terão um prazo de dois anos(a contar da data de sansão) para também se adequarem as exigências.

No uso da tribuna a Vereadora falou da importância da aprovação do Projeto, justificando que a medida não é apenas para as crianças com deficiência "brincarem", mas sim para que possam desenvolver relações afetivas, socialização e caráter, ressaltando também as leis federais e o ECA(Estatuto da Criança e do Adolescente), que garantem esse direito.

Nessa mesma sessão Eliana Trautwein entrou com mais dois requerimentos aonde um solicitou ao Prefeito que se faça a instalação de semáforos sonoros, para auxiliar os portadores de deficiência visual e no outro, esse em parceria com o Vereador Carlos Roberto Falaschi(Leão), aonde solicitou que o Prefeito faça a isenção da taxa de inscrição em concursos públicos no Município para doadores de sangue, visando estimular a prática.

Eliana Trautwein vem agradando a população sarandiense em seu modo de trabalho, mantendo uma postura sempre em conformidade com a vontade do povo, sem falar de suas lutas pelas mulheres como pedidos de Delegacia da mulher, abrigo para mulheres vítimas de violência e a solicitação da criação da patrulha Maria da Penha o qual vem batalhando pela sua implantação desde 2015 e neste ano vem se iniciando no Município.

Ontem(21/08) ocorreu a primeira votação do Projeto de lei de minha autoria, o qual foi aprovado por unanimidade. O Projeto concede para as crianças com deficiência o direito de brincar junto as demais nos parquinhos infantis, com a obrigatoriedade de instalação de brinquedos adaptados para elas. Nosso papel como poder legislativo é fiscalizar e também tomar medidas para dar uma condição melhor de vida para a comunidade e é com essa ideologia que levarei meu mandato adiante. Me sinto honrada em contribuir de maneira positiva na vida da população, principalmente dos mais necessitados que precisam de uma atenção maior por parte do poder publico. O primeiro passo está sendo dado, graças também a ajuda dos nobres colegas que foram unânimes na aprovação, depois de aprovado em segunda votação ele será encaminhado ao Prefeito Walter Volpato e será ai que o Projeto será colocado em prática. Tanto eu quanto a comunidade acompanharemos e cobraremos para que o cumprimento dessa Lei seja realizada o mais breve possível para enfim ter a satisfação de ver um sorriso no rosto de uma criança graças também a nossa ajuda.

Publicado por Vereadora Eliana Trautwein em Terça-feira, 22 de agosto de 2017