Falta de vagas em creches tira a paciência de moradores. 2460 crianças aguardam vaga.

30/09/2017

O número de crianças aguardando vagas em CMEI's em Sarandi chama a atenção, são 2460 crianças aguardando por vaga, segundo um levantamento da Secretaria de Educação de Sarandi.

Ainda de acordo com a Secretaria, está sendo feito um recadastramento para atualizar esse dados, que provavelmente irá cair, levando em conta as crianças que não residem mais na cidade, e as que já foram atendidas mas que ainda tem o nome na lista de espera.

Mãe sarandienses ouvem sempre a mesma justificativa quando vão em busca de vagas na Secretaria de Educação: "não tem vagas, tem que colocar o nome na lista e... aguardar".

Procurado por famílias que não estão sendo atendidas, o Ministério Público solicitou que a Prefeitura de Sarandi apresente um plano de ações estabelecendo prazos para atender as crianças, mas como nada foi feito, a Promotoria entrou com uma ação na justiça pra que o município providencie as vagas.

Caso a Prefeitura não cumpra as exigências estabelecidas pela justiça, serão aplicadas multas diárias por criança sendo sugerido pelo Ministério Público de inicial que são R$ 5 mil a ser suportado pelo município e R$ 1 mil a ser suportado pelo próprio prefeito Walter Volpato.

Segundo a Coordenadora de Ensino, Marcilene Gregorio, para suprir a necessidade de Sarandi seria necessário um alto investimento na construção de 8 CMEI's, e a contratação de 40 professores, 190 educadores, 57 para uma equipe de apoio mais diretores, secretários e equipe pedagógica.

Fonte: g1.globo.com/pr