Com suspeita de câncer, idoso só consegue exame para dezembro de 2019.

04/08/2017

Aposentado curitibano com suspeita de câncer recebe agendamento de exame médico para dezembro de 2019, isso mesmo, DEZEMBRO DE 2019.

O fato aconteceu com Sr. Ricardo, o idoso ficou com uma crise de dores intensas por 8 dias e permaneceu internado em um hospital na capital paranaense nesse período.

Devido a hitóricos familiares de câncer, e pelo próprio aposentado já ter passado pela doença uma vez, o médico responsável pelo atendimento do Sr. Ricardo, pediu um exame de Colonoscopia.

"Mas sem um exame detalhado eles (os médicos) não souberam me informar, precisar exatamente o que seria" - conta o aposentado.

A família pediu ajuda ao Ministério Público e também fez uma reclamação a Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde, devido aos 2 anos e 4 meses de espera futura.

Segundo a especialista Dr. Ana Carolina Gonçalves, "quanto mais precoce for o diagnóstico da doença, mais chance de cura, e nesse caso de suspeita de câncer o exame tinha que ser imediato. Por exemplo: se o câncer for descoberto logo, e ele se concentra apenas em um colo, a chance de cura é de 90%. Se ele demora a ser diagnosticado e se espalha para os demais orgãos, a chance de cura é de apenas 13%".

Fonte: g1.globo.com/parana