Clima tenso e bate boca marcam a audiência Pública sobre a ampliação do Aterro Sanitário em Sarandi.

28/09/2017

Ontem (27) aconteceu em Sarandi a audiência pública realizada pela empresa Estre, o qual gerencia o Aterro Sanitário presente no Município.
A audiência teve por objetivo esclarecer dúvidas da população em relação ao aterro e também mostrar a necessidade da expansão do local, usando a alegação de que se não houver a expansão em um futuro próximo Sarandi não terá um local de descarte para o próprio lixo.
Em um determinado ponto os ânimos estreitaram e um bate boca generalizado tomou conta do lugar. De um lado haviam ex-Vereadores do PT acompanhado do Ex-Prefeito Cido Spada, o qual são contrários à ampliação, já do outro lado representantes da Estre e moradores do Conjunto Residencial José Richa, que veem a ampliação como algo essencial para o desenvolvimento sustentável do Município, com propostas da empresa em investir na reciclagem e coleta seletiva como contra-partida.


O aterro passou a ser privado em 2007 quando o ex-Prefeito Aparecido Farias Spada (Cido Spada), vendeu em uma negociação conturbada o qual gerou revolta de muita gente, inclusive do próprio PT seu partido na época.


Hoje a revolta maior dos lideres do PT vem sendo em relação ao recebimento do lixo dos Municípios vizinhos, principalmente Maringá, e por isso estão brigando para que não aja a ampliação, pois assim o Aterro não comportará o lixo das grandes geradoras vizinhas e ficará responsável apenas pela destinação de Sarandi e de alguns municípios como vem ocorrendo atualmente.

O primeiro caminhão de lixo proveniente de outro Município foi depositado em Sarandi em Março de 2011, vindo de Paiçandu, o qual na época o Prefeito Carlos de Paula se mostrou contrário, mas declarou estar de mãos atadas por conta da lei.

Ontem não tivemos o pronunciamento oficial do Prefeito de Sarandi Walter Volpato, pois o mesmo encontrava-se em Curitiba, segundo justificou o Chefe de Gabinete Jair Carneiro.


Futuramente serão anunciadas novas audiências, as quais temos o dever de lhe manter informados.

Acompanhe a live realizada de grande parte da audiência.

Em 10 minutos teremos as perguntas. Clima tenso

Publicado por Everson Sfc em Quarta-feira, 27 de setembro de 2017