Cartórios do Paraná farão certidão de nascimento para animais de estimação.

31/07/2017

Donos de animais de estimação de algumas cidades do PR poderão solicitar uma certidão com nome, sobrenome da família e até foto.

Para a felicidade dos apaixonados por animais de estimação, a partir do dia 7 de agosto desse ano, os donos de animais de estimação no Paraná poderão solicitar uma certidão de nascimento para seus pets com nome, sobrenome da família e até foto.

Segundo a Gazeta do Povo, o objetivo disso é reunir o máximo de informações para facilitar essas famílias em caso de perda e roubo do animal, além das disputas de guarda por ele, muito frequentes quando um casal opta pelo divórcio.

De acordo com a Diretoria de Registros de Títulos e Documentos da Assossiação dos Notários e Registradores do Paraná (Anoreg-PR), o documento vai detalhar a raça, a cor e o porte do animal, assim como algumas características específicas, como marcas que facilitem a sua identificação.

A certidão de nascimento do pet poderá ser feita nas cidades de Curitiba, Campo Largo, Francisco Beltrão, Paranavaí, Fazenda Rio Grande, Colombo e Maringá. Ela ficará pronta em menos de 15 minutos e custará R$ 71. Os donos dos bichinhos devem comparecer ao cartório com RG, CPF e comprovante de residência. E, é claro, levar o animal!

O assunto divide opiniões, mas já é realidade em vários estados do país e agora também é realidade no estado do Paraná.