2018: pesquisa aponta Lula e Bolsonaro na disputa do 2º turno.

30/10/2017

Caso as eleições para presidente da República fossem realizadas hoje, o ex-presidente Lula (PT) disputaria o segundo turno com o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC), de acordo com a primeira pesquisa do Ibope, divulgada pelo jornal "O Globo".

Na pesquisa estimulada - em que os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores - Lula teria 35% das eleições de voto e o parlamentar, 13%.

A candidata Marina Silva (Rede) aparece em terceiro, com 8% das intenções de voto, o governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) e o apresentador de TV Luciano Huck (sem partido), aparecem em seguida, com 5%.

O prefeito de São Paulo, João Dória (PSDB), tem 4% das intenções e Ciro Gomes (PDT), 3%.

As intenções de votos brancos e nulos somam 18% e 5% dos eleitores consultados não sabem em quem votar ou não responderam a pesquisa.

A pesquisa ouviu 2002 pessoas em todos os estados, entre os dias 18 e 22 de outubro, com margem de erro de dois pontos percentuais. O Ibope ainda não divulgou a íntegra da pesquisa.

Sem Lula

Em um cenário sem a candidatura do ex-presidente Lula, Bolsonaro e Marina Silva empatariam com 15% das intenções dos votos.

Se a decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) confirmar a sentença do juiz federal Sérgio Moro, que o condenou a nove anos e seis meses de prisão, o ex-presidente não pode sair como candidato.

A segunda instância da Justiça deve tomar a decisão no próximo ano, mas ainda sem data definida.

Fonte: paranaportal.uol.com.br